Renova Energia

Renova Energia

Governo lança Plano Decenal de Energia 2031

Veículo de Comunicação: Poder360

Data de Veiculação: 06/04/2022

O Ministério de Minas e Energia lançou, nesta 4ª feira (6.abr.2022), o Plano Decenal de Energia 2031. O documento prevê um incremento de 30% na oferta de energia na matriz brasileira, com maior participação de fontes renováveis, do gás natural e do urânio.

Eis a íntegra com os principais indicadores (2 MB) e a íntegra da versão final do PDE 2031 (12 MB).

“A meta é manter próximo de 50% a renovabilidade da nossa matriz energética, comparado com os 14% da média mundial”, disse Paulo Cesar Domingues, secretário de planejamento e desenvolvimento energético.

Já em relação à matriz elétrica, o plano estima redução da fonte hídrica e aumento da autoprodução e da geração distribuída, principalmente por meio da energia solar, e da fonte eólica. Ao mesmo tempo, a participação de termelétricas não renováveis ficará estável, enquanto as não renováveis terão um recuo de um ponto percentual.

Como mostrou o Poder360, a perspectiva de aumento das participações eólica e solar centralizada na matriz energética vai exigir expansão de cerca de 19% das linhas de transmissão. Ao mesmo tempo, o plano indica que o crescimento da infraestrutura de gasodutos é de 2%.

Esses fatores podem causar problemas para o sistema elétrico, pois as fontes renováveis garantem geração, mas não segurança energética, uma vez que são intermitentes e, por isso, não estão disponíveis a qualquer momento do dia para suprir o SIN (Sistema Interligado Nacional), principalmente nos horários de ponta, que exigem maior carga.

Em relação à geração distribuída, cuja fonte é principalmente solar, o ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) disse que corresponderá a quase 40% do incremento da capacidade instalada no país. Essa geração é principalmente solar, feita pelos próprios consumidores, por meio de painéis fotovoltaicos.

“Nesse nosso percurso até 2031, destaco o papel da geração distribuída, também já mencionadas que deve crescer 16,5% ao ano, sendo responsável por quase 40% do incremento de capacidade instalada nos próximos 10 anos”, disse Bento.

Segundo o secretário Paulo Cesar, em relação à capacidade instalada, ou seja, à potência, o governo projeta que a geração distribuída vai crescer 362% no país, nos próximos 10 anos. Ao mesmo tempo, o crescimento previsto para as outras fontes são:

  • eólica – 54,8%;
  • gás natural – 104,9%;
  • solar (centralizada) – 134,5%;
  • nuclear – 120,9%.

    Como já mostrou o Poder360, um dos principais fatores responsáveis pelo avanço desse tipo de geração é a existência de subsídios na tarifa de distribuição, que é custeado por todos os demais consumidores que não têm sistemas fotovoltaicos.

O Marco Legal da Geração Distribuída, sancionado em janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), prevê o fim desses subsídios, mas de forma escalonada até 2029 e só para quem solicitar instalação de sistema fotovoltaico depois de 2023. Os consumidores atuais e os que solicitarem até o ano que vem terão direito, até 2045, aos mesmos benefícios hoje em vigor.

Fonte: Poder360

A Renova Energia utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar à sua experiência, de acordo com o nosso Aviso de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.