Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Catavento

O Programa Catavento, lançado em maio de 2012, agrupa projetos sustentáveis e de desenvolvimento socioambiental para o alto sertão baiano onde estão localizados os parques eólicos da Renova.

A iniciativa é resultado do engajamento da companhia nas causas de interesse público em toda a área que compreende os municípios de Caetité, Ganambi e Igaporã, apoiada em uma rede de colaboração responsável pela elaboração e andamento dos projetos que compõem o programa.

A mobilização de diversos setores da sociedade, capitaneada voluntariamente pela Renova, resultou num elenco de iniciativas destinadas a impulsionar o crescimento da região, não somente na economia, mas no desenvolvimento sustentável que levará à melhoria na qualidade de vida da população do sertão baiano.

A primeira fase da iniciativa recebeu investimentos de R$ 9 milhões ao longo do biênio 2012-2013, nas áreas socioeconômica, cultural, de meio ambiente e de desenvolvimento organizacional. Em 2014, a Renova continuará desenvolvendo o projeto e já renovou o financiamento de mais R$ 9,4 milhões.

Os recursos, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), são investidos em ações gradativas, priorizando as áreas de implantação dos parques, estendendo-se à percepção territorial. Os valores financiados contam com taxas de juros diferenciadas por serem destinados a projetos de interesse coletivo.

Nesses dois anos de implantação, a Renova credita o sucesso dos projetos ao forte envolvimento da comunidade. Só no primeiro ano, o Catavento atingiu mais de 10 mil pessoas.

 

Trabalho em conjunto

As iniciativas do Programa Catavento visa à mobilização de ações já existentes na região – em processo de planejamento ou de execução. A proposta é somar esforços e viabilizar o que já foi diagnosticado e organizado pela própria comunidade, para materializar as ações com mais celeridade.

Entre os projetos abarcados na primeira fase do Programa Catavento, estão o Plano o Festival de Artes Cênicas da Casa Anísio Teixeira (Festcasa), oficinas de música e teatro, capacitação profissional, recuperação e preservação de mananciais de abastecimento público, compostagem, um plano de desenvolvimento de cadeias produtivas locais, construção de usina para beneficiamento de culturas regionais e apicultura, construção de um laboratório fitoterápico, ações de empreendedorismo e assessoria técnica rural, entre outros.

Os projetos desenvolvidos em conjunto oferecem benefícios que são potencializados pela gestão integrada na implantação das ações. Para facilitar a aplicação de tudo que foi idealizado ao longo dos encontros entre os representantes das comunidades e a Renova, foi montada uma estrutura que segmenta as áreas de cada projeto.

As iniciativas foram classificadas de acordo com os impactos dos seus objetivos, que podem ocorrer na área social, econômica, meio ambiente, bens e patrimônios materiais ou imateriais, desenvolvimento e infraestrutura. O quadro abaixo ilustra o resultado deste trabalho:

grafico_jornal_renova.png

 

Vídeo mostra resultados de um ano de atuação do Programa Catavento.

 

Endereços

Av. Tancredo Neves, 450 - 23º e 25º andar
Caminho das Árvores | Salvador / BA | Brasil
CEP: 41820-901 | Tel/Fax: +55 (71) 2886-0840 | +55 (71) 2886-0841 | +55 (71) 2886-0842 | +55 (71) 2886-0885

Rua Barão de Caetité, 393 - 1º andar
Centro | Caetité / BA | Brasil
CEP: 46400-000 | Tel/Fax: +55 (77) 3454-3015

Av. Roque Petroni Junior, 999 - 4º andar
Vila Gertrudes | São Paulo / SP | Brasil
CEP: 04707-910 | Tel/Fax: +55 (11) 3509-1100
+55 (11) 3509-1113

2012 © Copyright - Todos os direitos reservados
Termos de Uso | Política de Privacidade