Renova Energia

Renova Energia

CONHEÇA A RENOVA ENERGIA

Fundada em 2001, a Renova Energia é uma companhia brasileira de geração de energia elétrica renovável com atuação em matrizes eólica, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e solar. Desde 2009 sua atuação está fortemente concentrada em projetos de fonte eólica, mercado no qual é pioneira, tendo implantado há época o maior complexo eólico da América Latina, no sudoeste da Bahia.

Como diferencial em sua atuação está a qualificação para operar de modo integrado as várias etapas da cadeia de geração de energia, realizando a prospecção, implantação e operação dos empreendimentos.

EMPRESA 100% BRASILEIRA

A Companhia iniciou a sua caminhada no setor de energias renováveis desenvolvendo um projeto de três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no sul da Bahia, a ESPRA (Complexo Hídrico Serra da Prata). A atuação na fonte eólica teve início em 2006 e desde então constitui o principal negócio da companhia. O portfólio da Renova atualmente tem um potencial de 6 GW em áreas espalhadas pelos mais diversos municípios da região nordeste.

Em janeiro de 2014, a Renova adquiriu 51% da Brasil PCH, empresa detentora de 13 pequenas centrais hidrelétrica com potência total de 148,4 MW.

Além disso, a empresa ainda foi a primeira do setor de energia renovável a ter suas ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa), em julho de 2010. A Renova tem em seu bloco de controle a Cemig GT, a Light e a RR Participações.

Atualmente a Renova trabalha na operação da ESPRA, Complexo Hidrelétrico Serra da Prata, e da Brasil PCH, na implantação do Complexo Eólico Alto Sertão III, além do desenvolvimento de projetos eólicos do seu portfólio.

GOVERNANÇA CORPORATIVA

A Renova adota elevados padrões de governança, alinhada às melhores práticas do mercado brasileiro. Listada na BM&F Bovespa no Nível 2 de Governança Corporativa, segue regras societárias que melhor equilibram os direitos de todos os acionistas, independentemente da condição de controlador ou minoritário.

O modelo de governança corporativa da Renova prevê um conjunto de mecanismos destinados a promover maior interação entre o conselho de administração e a diretoria executiva, conferindo transparência e agilidade à tomada de decisões estratégicas. Entre eles destacam-se seis comitês estratégicos: Gestão, Auditoria & Compliance, Financeiro, Engenharia & Operação, Talentos & Remuneração e Novas Tecnologias & Prospecção, compostos por membros indicados pelo Conselho de Administração da companhia.

As atividades da Renova estão sujeitas a um conjunto de leis, decretos, regulamentos e resoluções federais, estaduais e municipais relativas à gestão ambiental e proteção do meio ambiente. Para mais informações sobre diretoria, conselho de administração da empresa, comitês estratégicos e governança corporativa clique aqui.

Linha do Tempo

  • 2001

    Fundacão da Renova Energia por Ricardo Delneri e Renato Amaral

  • 2004

    3 PCHs do Complexo ESPRA - 42 MW

    Private Equity – InfraBrasil

  • 2008

    Entrada em operação comercial do Complexo ESPRA

  • 2009

    LER 2009
    Maior vencedor – 294,4 MW

    Private Equity – InfraBrasil

  • 2010

    IPO – 1ª empresa do setor

    LER 2010
    Maior vencedor – 167,7 MW

  • 2011

    A-3 2011
    218,4 MW

    Investimento da Light/Cemig

  • 2012

    Investimento BNDESPAR

    Inauguração do Alto Sertão I

  • 2013

    LER-2013
    159 MW

    LEN-2013
    355,5 MW

    Inauguração da primeira planta solar

    Parceria estratégica com a Alstom

  • 2014

    Entrada em operação comercial Complexo Eólico Alto Sertão I e do LER 2010 – Alto Sertão II

    Aquisição de 51% da Brasil PCH

    Entrada da Cemig GT no bloco de controle da Renova

    Joint Venture com a SunEdison

  • 2015

    Entrada em operação comercial dos parques do LER 2011

  • 2016

    A Renova completa 15 anos desde a sua fundação